sexta-feira, 18 de julho de 2008

O que temos feito para combater a corrupção?

Muitas pessoas afirmam a si mesmas: A corrupção existe e não tenho nada a ver com isso!
Será?
Os pequenos atos do dia-a-dia denunciam se isso é verdade ou não:
_ Você corta a fila quando vê que um amigo seu está lá na frente?
_ Quando vai submeter-se a alguma órgão público, pede a um amigo que trabalha lá para 'facilitar' as coisas para você?
_ Você compra produtos sem nota fiscal?
_ Você compra produtos piratas? ou de origem duvidosa (roubo?)?
_ Você respeita a faixa de pedestres?
_ Você devolve o troco quando ele vem arrado (a mais)?

Pense bem!!!

Só é possível dormir tranquilo quando se tem a consciência tranquila de que se fez tudo correto dentro da ética, sobretudo a ética moral, que tem a ver com o que a sociedade espera de você, mas tem muito mais a ver com aquilo que você acredita ser o certo.

Ah! Você não sabe mais o que é o certo devido a desvirtuação do Bem!

Simples, quer saber como descobrir o que é o certo?

Basta pensar: Você gostaria que fizessem com você o que você está fazendo para com as outras pessoas, grupos, instituições etc?
Por exemplo:
_ Quando você está na fila, certamente não gosta que lhe cortem a fila não é?
_ Quando pede que um amigo 'Facilite' sua admissão em qualquer instituição (hospital, posto, escola, prefeitura, etc) ele estará agindo errado já que existe uma ordem e toda uma sequência de atendimento, em que você estará dificultando o atendimento de outras pessoas que estão esperando, a muito mais tempo que você, porém estão agindondo corretamente.
_ Quando você compra um produto de origem duvidosa ou roubado, está AUTORIZANDO o ladrão a roubar-lhe assim que sair da loja. Neste caso, você mesmo foi cúmplice do bandido, já que lhe deu dinheiro para isso. Ou ainda, Você gostaria de perder o emprego porque os produtos originais que sua empresa fabrica ou vende não têm saído por causa do alto nº de produtos piratas sendo vendidos diariamente?
_ Você gostaria de ser atropelado atravessando a rua? ou ter que pagar por um troco passado errado que não lhe devolveram?

Eu gostaria de propor-lhes que pensem no que vocês têm feito para combater essa corrupção que existe, Sim, e que está entranhada na nossa sociedade. Tão misturada em nossa cultura que há pessoas que acham que é normal, por exemplo, levar vantagen em tudo a qualquer custo.
Devemos promover a igualdade de direitos, mas, sobretudo, de deveres.
Devemos promover o amor, o respeito, o humanismo, porque, somente, assim poderemos esperar algo melhor de nossos semelhantes, de nossa cidade, de nosso mundo.
Uma sociedade democrática dá-nos liberdade para falarmos o que achamos correto e cobrarmos àqueles que não promovem ações justas. Devemos aproveitar esse benefício em favor de nosso crescimento, físico e mental, para que possamos chegar à velhice e podermos dizer, com toda a certeza: Eu fiz o melhor possível, semei o Bem, por isso colhi todos os Bons frutos!

Quais os ganhos que temos com isso?

Bom, isso vai depender de que lado você está. Sim, porque isso diz muito a respeito de como você é, vê a vida e o que dela lhe pertence.
Se escolheu o lado da corrupção, favorecimento pessoal, enfim do lado do MAL, você ganhará:
Insegurança e desconfiança cada vez mais, Baixa auto-estima, perdas financeiras, perdas emocionais (morte de entes queridos?), etc.
Mas se você escolheu estar do Lado do BEM, ganhará, primeiramente, a Consciência tranquila, e depois, todo o Bem que você faz Volta para você e, se não voltar por causa dos que escolheram o caminho do mal, não se preocupe o BEM sempre vence!

Nenhum comentário:

Para que serve a Psicologia?