quarta-feira, 20 de abril de 2011

Tiradentes e Páscoa - Tempo de passagem da Morte para a Vida

Nesta semana abençoada com dois feriados que tem  a morte como tema central quero refletir com vocês sobre o impacto que os sentimentos despertados por esses feriados tem sobre nós.

Para mim é forte o desejo de fazer algo para a posteridade como se a certeza de minha morte aumentasse minha urgência em produzir.

Irrito-me facilmente com as pessoas lentas de consciência e uma simples frase "Eu não comemoro a Páscoa" interpreto como se o outro dissesse "Quero que todos que comemorem a Páscoa se danem!".

Como Humana que sou, independente de qualquer religião, penso que é uma época de pensar na PASSAGEM que este feriado representa, passagem da morte para a vida, da ignorância para a luz, da opressão para a liberdade, do ódio para o amor, da intolerância para a tolerância e por aí vai...

Penso que todos esses sentimentos estão acima de qualquer religião porque AMAR é humano, faz parte de cada pedaço de cada um de nós.

Por fim, vejo o feriado que comemora a MORTE como uma oportunidade de celebrar a VIDA e, celebrando-a, privilegio o AMOR e a PAZ em detrimento de pensamentos fechados, limitantes e atrasados.

"AMEM UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMO" (João 13:34 e 15: 12-17) foi a mensagem que Cristo nos deixou, é nossa obrigação passá-la adiante, como eu sempre digo, não com palavras, mas com ações como nos disse São Tiago "A FÉ SEM AÇÃO É MORTA" (Tiago 2:14-26)

Finalizo reafirmando que a maior religião de todas é o AMOR e só por ele seremos redimidos de todo e qualquer deslize PRATIQUEMOS o AMOR: Olhando e fazendo algo pelos necessitados, os famintos, os que sofrem, os doentes etc...

E vocês?
O que sentem?
Compartilhe conosco!

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi Su,
de fato, a Páscoa é uma grande oportunidade para refletirmos sobre os ensinamentos de Cristo, independente de se ser cristão ou não ... não importa a crença. Ainda me lembro que quando criança essa data era sagrada por celebrar também a união da familia e até hoje minha familia mantém este ritual, de nos unirmos.
Que o Amor vença todo tipo de intolerância, é o meu desejo nesta Páscoa.
Também bloguei hoje ... faz uma visitinha lá.
Beijocas para você e Seclerb.
Rosana

SUELI DOS SANTOS VITORINO disse...

Verdade Ro...Obrigada pela contribuição!
Sueli

Vitão disse...

Nesse pós Pascoa, o que mais ouvi dizer foi. "... não foi viajar? Não curtiu o feriadão? Que pena. Que triste..."
Se for pensar no que esses dias representam, nos damos conta o quanto as pessoas estão se tornando cada vez mais egoistas e gananciosas. Uns dias de descanso não são simplesmente um passaporte para a bagunça e curtição. São dias tbm de reflexão. De estar com quem realmente te ama e de paz interior, e nesse caso de lembrar e refletir um feito biblico. Será que alguém hoje teria amor suficiente pela humanidade para fazer o que o Cristo fez? Acho que essa vontade não passa da idolatria de um heroi de filme tipo "Independence Day" e de sonhos de grandeza. Será que as pessoas estão se dando conta de que a essencia da vida está se perdendo? Amor, compaixão, respeito... Vi ontem um noticia onde uma mulher simplesmente jogou o filho no lixo. Parei para pensar o que somos. E cheguei a conclusão de que não somos nada. A passagem de cada um de nós nesse plano não faz a menor diferença se não fomos lembrados por algo bom ou ruim. E faz um tempo que pessoas como Osama; Wellington; Roberto Jefferson... e por ai vai escolhem uma forma ruim de "assinar a lista de presença" da Terra. Triste ver os filhos odiando os pais e os pais maltratando filhos. E o exemplo que eles devem seguir hoje e sempre é de quem senão de Jesus? Amar e ser amado. Perdoar e ser perdoado. Mas isso é chato. Ter e seguir mandamentos é para tolos. Você amar sua familia e honrar seu sentimento é ser careta. Os mandamentos sofrem "bullying" da sociendade, e ser correto é remar contra maré. E remar contra a maré é para tolos além de cansar não é mesmo? Então seguimos acreditando em nossos ideais e temos esperança de que um dia as pessoas acordem e percebam que Deus ama a todos e as diferenças estão dentro de cada um de nós mas não devem ser julgadas.
Mudando de assunto, pq simbolizam a pascoa com ovos de chocolate?rsrs Podia ser algo mais saudável, tipo uma cenoura ou uma verdura? Já pensou? Chego com um maço de alface na mão e te digo. Feliz pascoa Sueli. Ai você pega o alface e vê varias lagartinhas nele...rsrsrsrsrs
Bjão
Vitor

SUELI DOS SANTOS VITORINO disse...

Vítor,
Adorei seu comentário!
Realmente o mundo anda carente de valores...
Os ovos deveriam simbolizar a fertilidade (o que simbolizavam no passado os simples ovos de galinha pintados a mão) hoje simbolizam o consumismo, o desespero desenfreado por preenchimento: comer, ser comido, enfim, (pré)-encher esse grande vazio existencial a que vc alude.
Na busca por amor e por ser amado as pessoas estão 'trocando as bolas' e misturando tudo, essa mulher, que vc tb trouxe, não poderia ter amado sem engravidar? Sem abandonar um inocente? Sem se expor?
Ao que me parece o excesso de informações (refiro-me a disponibilidade de contraceptivos gratuitos)nada significam para quem não consegue sequer olhar para si mesma e ver seu real valor.
Finalizo enfatizando que Nós, sensíveis a essas necessidades, temos um árduo trabalho de tentar mudar essa realidade tão amendrontadora, afinal, para nós, o valor primordial é o AMOR e esse, acima de tudo, é o que nos liga a Deus!

Unknown disse...

É... O consumismo e capitalismo que movem os sentimentos. No caso dos contraceptivos, acho que são 3 visões diferentes. Tem os mais bem informados. Os que sabem da informação e não estão nem aí. E os que não sabem mesmo. Esse caso que citei, com certeza a mulher sabia pq já era o sexto filho dela. São pessoas que aparentemente tem valores diferentes do que achamos como certo. Não se pode julgar as pessoas nunca, pois só ela sabe o que se passa na cabeça dela, mas filho deveria simbolizar a vontade de Deus em presentear um casal feliz que pode ser escola para a cria. Na verdade é um pedaço de Deus que se recebe a fim de cuidar e ensinar boas coisas. Ensinar valores. Hoje vi outra reportagem. Infelizmente não a vi inteira, mas nessa a mãe deixou o filho morrer de fome. E "nós" comprando miseros 140grs de chocolate em forma de ovo a um absurdo de 20 reais.
Sem comentários...
Vamos rezar e ter esperança de que as coisas melhorem, ou que pelo menos todos sejam perdoados pelos seus erros.
Vitor

Para que serve a Psicologia?