terça-feira, 29 de março de 2011

Ter Pensamentos novos e originais é possível?

O que escrever quando se sente vazia de ideias?

Talvez seja o caso de escrever sobre o vazio, mas também pode se abordar a obrigatoriedade de escrever sobre as ideias.

Escrever é botar no papel aquilo que vai na mente e o que vai na mente muitas vezes são desconexões conectadas pala razão psíquica que ninguém sabe qual é.

Parece esquisito falar desse modo, mas é isso mesmo: Quando saímos da caixa (como dizem muito acertadamente nossos amigos americanos), ou seja, deixamos de pensar o óbvio é exatamente um monte de desconexões que encontramos.

Mas pensar fora da caixa não é para muitos e não é, muitas vezes, socialmente reconhecido ou permitido, haja vista a quantidade de loucos que existem. Pois é! Os doidos, mentecaptos, malucos ou seja lá que nome lhes dão não pensam dentro da caixa...

Nossos pensamentos, na maior parte do tempo, é derecionada pelas nossas vivências.

Experimentemos o exercício de pensar fora da caixa: Pense em algo, em seguida pense isso exatamente ao contrário. Pronto, estará saindo da caixa!

Todos nós assistimos ao desenho "fantástico mundo de BOB", em que um garoto muito imaginativo pensava as coisas de um modo muito singular. A falta da censura, que se adquire quando se torna adulto, era o que o permitia viver assim inocentemente pensante.

Deveríamos manter essa ingenuidade pensante e assim não entraríamos nunca na caixa que nos prende e, muitas vezes, não nos deixa nunca mais sair!

Essa caixa pode ser chamada por muitos nomes: Ideologia, crença, obviedade, alienação, entre muitos outros!

Como você faria para que as pessoas tivessem pensamento novos?     Comente!

2 comentários:

Angelo Marcos disse...

Talvez eu esteja enganado, mas para se pensar "fora da caixa" é preciso, antes, ir para "fora da caixa" e ter contato com coisas de "fora da caixa"...
É preciso arriscar.
Como imaginar uma cor que não existe?
Há sempre um ponto de partida para se chegar a um ponto de fuga.

SUELI DOS SANTOS VITORINO disse...

Oi Angelo,
Obrigada pelo comentário...
Pensemos juntos...
Não poderia ser o ponto de partida um ponto de fuga para se chegar a outro ponto em que, ao se chegar, se decidiria se é de nova partida ou de chegada??

Penso que pensar fora da caixa independe de quaisquer relações conhecidas seja entre imagens, palavras, números etc pré-conhecidos...

Fora da Caixa não tem nada e, ao mesmo tempo, tem tudo...
Um verdadeiro buraco negro de energias correndo nas duas direções e em sentido oposto...

Loucura é o nome que dão à muitas das teorias criadas fora da caixa por isso fugimos dela, mas no dia-a-dia precisamos de uma pitada dela para equilibar nossa vida!

Para que serve a Psicologia?